jul
Dentre tantas palavras que podem descrever estes dois últimos anos, certamente uma delas é “imprevisibilidade”. Especificamente no setor da saúde, enquanto a pandemia da Covid-19 provocou um aumento súbito de pacientes em hospitais e clínicas de pronto-atendimento, houve uma queda nos agendamentos de consultas e exames eletivos. Por sua vez, os momentos de redução no número de infectados refletiram na volta da procura pelos atendimentos não emergenciais. Em um cenário com tantos altos e baixos, é possível manter um bom planejamento financeiro da clínica?
Sim, não apenas é possível, como também fundamental para conseguir sobreviver financeiramente nestes tempos de incertezas. Segundo um estudo conduzido pelo grupo Médicos sem Jaleco com 683 profissionais de saúde em 2020, 82% dos entrevistados tiveram uma queda na renda devido à pandemia — uma redução que ultrapassou os 50% para quase metade deles.
Além de trazer mais segurança para momentos de crise, estabelecer um planejamento financeiro para a clínica contribui para enfrentar outros desafios comuns a empresas da área da saúde, manter a sustentabilidade do negócio e até ter mais visibilidade sobre oportunidades de investimento para melhorar a qualidade do serviço. Confira, a seguir, algumas práticas que ajudam a solucionar esses desafios.
Médico também é empreendedor
Nem sempre os médicos precisam se preocupar com questões referentes ao negócio. Entretanto, se você está à frente de uma clínica, também se torna um empreendedor. Portanto, o primeiro ponto a se priorizar para alcançar um bom planejamento financeiro da empresa é justamente estar atento ao seu negócio.
A dificuldade em gerenciar o fluxo de caixa diariamente é comum a muitos profissionais da saúde, mas é um ponto que precisa ser tratado com prioridade. A partir do controle sobre despesas e receitas, é possível entender os pontos que podem ser ajustados, o que está funcionando bem e o que demanda um investimento maior.
Entenda o seu mercado — e peça ajuda, se necessário
Ficar por dentro das mudanças frequentes que envolvem o setor da saúde parece uma tarefa difícil, ainda mais em cenários imprevisíveis como o da pandemia. Mas é o que pode te ajudar a verificar se há custos que podem ser reduzidos na clínica ou oportunidades de aumentar a receita.
Os preços que você pratica estão de acordo com o mercado? Houve mudanças nas normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em relação ao contrato com as operadoras de saúde? É possível encontrar outros fornecedores para equipamentos e medicamentos que sofreram aumento de preço? Será que todos os tributos que você paga são realmente necessários? Se couber no seu orçamento, conte com a ajuda de consultores financeiros e contadores especializados no segmento da saúde para um apoio adicional.
Use a tecnologia a seu favor
Sabemos que não é fácil manter uma dupla jornada entre o atendimento médico e a administração do negócio. Por isso, outro investimento que vale a pena incluir no planejamento financeiro da clínica é em softwares que ajudam a gerenciar diferentes aspectos do dia a dia.
Atualmente, existem opções de sistemas voltados para a área da saúde que auxiliam em pontos como gestão financeira, controle de agenda, organização e análise de dados, automatização de processos, controle de estoque e muito mais. Incorporar a tecnologia na rotina da sua clínica ajuda a economizar tempo e evitar erros comuns em processos manuais.
O paciente no centro da atenção
Até então falamos de práticas administrativas para o planejamento financeiro da clínica. Entretanto, nunca se pode esquecer do ponto-chave para o sucesso de uma empresa de saúde: o paciente. Prezar por um atendimento humanizado em todo o processo, um bom controle da agenda, pontualidade e facilidade na comunicação contribui para a fidelização do paciente.
Além de cumprir com as premissas de um atendimento médico de qualidade, ao seguir estas práticas você poderá trazer mais previsibilidade à receita da clínica, já que saberá quantos retornos acontecerão em cada mês.
Manter um fundo de reserva
Esta é uma prática essencial para qualquer empresa. Reservar um montante da sua receita para emergências é o que pode significar a sobrevivência do seu negócio em períodos de crise, como o vivenciado com a pandemia. Seja em épocas de redução nos atendimentos ou de custos inesperados, o fundo de reserva ajudará a manter sua clínica funcionando até que a situação seja estabilizada.
Fonte: https://conexao.segurosunimed.com.br/
Foto: Freepik