fev
XHL Consultoria realiza projeto de gestão para a Clinicordis que atua há mais de 20 anos para proporcionar ao paciente um serviço de diagnóstico de alta qualidade.
Atualmente, é cada vez mais visível que as empresas se preocupam com a gestão de seu orçamento. Estar ciente de todas as ações financeiras , é poder compartilhar das conquistas ou possíveis baixas dentro da instituição. Visando este mercado, empresas de consultoria têm se especializado no conceito de planejamento e organização financeiras de pequenas, médias e grandes empresas.
Desde 2009, a XHL Consultoria surgiu com o objetivo de oferecer soluções para empresas de prestação de serviço. Entre seus serviços estão: gestão financeira, gestão de custos e orçamentos, controladoria, planejamento estratégico, diagnósticos e projetos de viabilidade econômico-financeira. Com o intuito de proporcionar aos clientes a mais alta performance em seus negócios, sempre pautados pela ética, imparcialidade e confiabilidade, a XHL conta com um quadro de colaboradores, formados em renomadas instituições, que conciliam os conceitos adquiridos nas atividades acadêmicas com à vasta experiência em prestação de serviços no mercado. A empresa nasceu da formação de uma aliança estratégica com a XHL Planejamento e a Organização de Instituições de Saúde, consultoria com atuação há mais de 23 anos no mercado brasileiro. Mais informações, acesse www.xhl.com.br
Projeto de Gestão de Custos
Com uma sede em Campinas e uma filial em Paulínia, a Clinicordis apresenta um expressivo crescimento no atendimento, e com isso surgiu a necessidade de se saber qual o custo de cada procedimento e o custo com cada um dos consultórios, além da necessidade de estruturação do setor de recursos humanos e do setor financeiro. Com esse rol de necessidades, a Clinicordis optou pela XHL Consultoria para a realização do projeto.
Este trabalho teve a duração de um ano. A consultoria implantou as gestões de custos e financeira para executar as melhorias . Fez diversos levantamentos, onde se constatou oportunidades de melhoria, como em contratos com médicos prestadores de serviço e na formatação do cálculo dos honorários médicos. Assim, a XHL Consultoria reestruturou a prestação de serviços, implantou iniciativas de reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais, criou um plano de bônus pela excelência do atendimento e treinou funcionários.
De acordo com a diretora financeira da XHL Consultoria, Sandra Chiarantano, primeiro foram identificadas todas as informações que a clínica dispunha, feita a análise de como é o processo de produção destas informações , se já são informatizadas ou se ocorrem manualmente.
“Após a identificação da origem das informações, observamos a integração do atendimento com o financeiro, procuramos pontuar quais os problemas na geração destas informações e a origem dos mesmos. Através destas análises, apresentamos um novo modelo de processo de informações visando uma gestão clara e simples da clínica. Este novo modelo pode e deve ser analisado e melhorado pelos envolvidos, na sequência há o acompanhamento da sua implantação, efetuando correção quando necessária e posteriormente há o exame do resultado final”, explicou a diretora. Com essas ações, o faturamento da empresa apresentou um crescimento de aproximadamente 35% com a implantação das iniciativas, possibilitando a ampliação da unidade Campinas com uma nova sede, com instalações mais amplas e confortáveis para o atendimento.
Especificamente deste caso, Sandra aponta algumas vantagens que a clínica conquista. “Antes de mais nada, precisa haver transparência e rapidez nas informações, pois estas precisam nos guiar para saber se temos conhecimento suficiente para realizarmos a consultoria ou se é necessário auxiliar a empresa a encontrar as informações necessárias para o trabalho. Se a empresa não tiver as informações necessárias, o resultado pode ser prejudicado, pois a demora impedirá que se identifique desperdícios em tempo hábil, ou que algumas decisões gerenciais percam seu objetivo.”
Ainda de acordo com a diretora, o levantamento das informações proporciona inclusive benefícios para os funcionários, pois com a gestão implantada, criou-se mecanismo para se medir o desempenho dos mesmos de forma a bonificá-los.
A dificuldade na gestão de uma clínica pode incluir o próprio gestor(a) que caso não tenha o conhecimento de técnicas que possibilitam uma administração eficiente pode desenvolver um quadro de angústia. Trata-se de modo geral de profissionais que cresceram junto com a clínica, que detêm enorme conhecimento de todos os processos dessa clínica, porém não tiveram oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos para desenvolver métodos que resolvam os problemas de rotina.
“Com o conhecimento destes gestores aliado às técnicas da consultoria e a experiência adquirida nas diversas oportunidades de atuação neste segmento, adequamos estas técnicas ás necessidades de cada clínica”, ressalta a especialista. O acompanhamento faz parte do trabalho, ocorrendo por aproximadamente de 4 a 6 meses, possibilitando as correções necessárias e simultaneamente proporcionando suporte aos envolvidos de forma a torná-los confiantes no modelo implantado.
“Os sócios têm uma visão estratégica aliada a uma enorme competência e reconhecimento, além de desfrutarem de um ótimo relacionamento com a equipe, o que proporciona um atendimento excelente para todos os pacientes, tendo um grau de satisfação elevado pelo público atingido. Com maior divulgação dos serviços, a marca estará consolidada nas cidades de Campinas e Paulínia, resultando em mais atendimento á população”, relata Sandra Chiarantano, diretora administrativa financeira da XHL Consultoria, consultora responsável por projetos de finanças e custos em clínicas.
A organização da XHL para o desenvolvimento de projetos como este consiste, inicialmente, em uma visita que o grupo faz à clínica para reconhecer a estrutura física da unidade. É feita uma análise com as pessoas envolvidas nas áreas administrativas e de assistência. A partir daí, entende-se a necessidade do cliente, da organização e do planejamento financeiro, definindo-se as prioridades: implantação de sistema de custos, financeiro ou de ambos simultaneamente de forma a estudar também os processos envolvidos.
“Após proposta aceita, inicia-se:
• Levantamento de Dados;
• Análise dos Sistemas informatizados existentes ou sugestão de sistema, caso não haja;
• Elaboração de relatórios gerenciais simultaneamente com estudo de novos processos;
• Implantação de relatórios gerenciais mensais;
• Implantação de novos processos;
• Reunião para entrega de trabalho, análise, criticas e sugestões de melhoria.
Gestão Clínica acima de tudo é compreender que a clínica não é uma extensão da vida pessoal do(s) proprietários(s), pois a vida financeira e administrativa da mesma deve ser profissionalizada, de forma a tornar a gestão de pessoas e financeira clara para quem atua na clínica. Em outras palavras é necessário uma gestão profissional”, finaliza Sandra Chiarantano.
As clínicas dispõem de eletrocardiograma, monitorização de pressão arterial e ritmo cardíaco em 24 horas, teste ergométrico, ecocardiograma com Doppler e mapeamento com fluxo a cores, ecocardiograma de estresse, Doppler de carótidas e vertebrais, orientação para preparo de todos os exames e atividade física, cálculo de estresse, de risco vascular e de IMC.