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Em muitas clínicas, a gestão de faturamento é realizada pelo mesmo profissional que cuida do financeiro. Já em outras, existe um profissional dedicado apenas a essa tarefa – o faturista. Em ambos os casos, há o desafio de lidar com problemas, como: informações que não batem ou não se complementam, relatórios incompletos, falhas nos pagamentos, etc.
Para deixar a situação mais complexa, a gestão do faturamento e auditoria de contas hospitalares ainda precisam constar notas de estoque, atendimentos particulares, convênios, compra de materiais e equipamentos, e muito mais. Ou seja, o trabalho do financeiro/faturista não pode deixar nenhum detalhe de fora.
Mas, existe uma solução que ajuda a descomplicar essa etapa da gestão da clínica. Neste conteúdo, você aprenderá qual é ela e como executar um controle de faturamento hospitalar eficiente. Boa leitura!
Dicas para otimizar a gestão de faturamento da clínica médica
Cuidar do faturamento da clínica médica pode ser uma tarefa difícil se você não tem a estratégia adequada. É importante ter ferramentas que permitam um monitoramento eficaz das contas hospitalares, assim como o armazenamento seguro e relatórios completos.
Pensando nisso, separamos três dicas para você otimizar sua gestão de faturamento e evitar o descontrole financeiro. Confira!
Tenha informações integradas
Se você já utiliza um software de gestão financeira no seu dia a dia de trabalho, é importante verificar se ele está integrado ao estoque, agendamento e gerenciamento. A integração de informações é fundamental para ter um faturamento hospitalar eficiente.
Por exemplo, quando esse setor não está alinhado com o atendimento, não se sabe se teve um adicional de exame na consulta de um paciente de convênio.
Contar com um sistema que centralize todas essas informações e faça cruzamento de dados dará mais controle à sua gestão. Além disso, os processos serão padronizados, resultando em uma organização mais clara e otimizada.
Faça um controle constante
Conferir o faturamento da clínica médica apenas uma vez por mês é uma opção pouco eficaz. Isso porque, as guias irão acumular, fazendo com que a probabilidade de erros de preenchimentos seja maior.
Como solução, procure criar um relatório diário das guias TISS, separando-as por convênios. Tenha também um armazenamento seguro para que os documentos não sejam corrompidos e a geração dos lotes não se perca.
Existem diversos recursos no mercado que geram relatórios e fazem o armazenamento das guias, o que alivia o seu trabalho de fazer tudo manualmente.
Utilize ferramentas tecnológicas
Como você pode ver, as duas dicas anteriores se tornam mais eficientes por meio da tecnologia. Os sistemas que automatizam os processos de faturamento hospitalar contam com ferramentas como:
- Machine learning (Aprendizado da Máquina): sistema que permite o reconhecimento de padrões, para assim formular operações automáticas usando inteligência artificial;
- CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente): ferramenta de informação que permite a administração de diferentes perfis de clientes (como por exemplo os recorrentes, de convênio, etc);
- ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial): sistema de informação que centraliza todos os dados do negócio em um único lugar, visando oferecer uma visão sistêmica da empresa.
A tecnologia aumenta a eficiência da sua gestão de faturas
Se você deseja melhorar seu controle de faturamento, a fim de não ter mais prejuízos ou erros, investir em tecnologia é a melhor solução. Com ela os processos são automatizados e padronizados, evitando trabalhos manuais que resultam em falhas humanas.
Encontrar um sistema de gestão financeira que permite um acompanhamento que não se limite às contas médicas é essencial para que a integração de dados melhore a sua rotina.
Os resultados se mostram sobretudo na redução de glosas. Segundo o Painel Dinâmico dos Indicadores de Glosa da ANS, as operadoras médico-hospitalares apresentam um percentual de glosas iniciais acima de 8%. Isso impacta diretamente na gestão de faturas e consequentemente no financeiro.
Para evitar essa situação, é válido implementar tecnologias digitais que ofereçam:
- Controle financeiro;
- Controle de estoque;
- Controle de clientes;
- Controle de orçamentos;
- Emissão de notas fiscais;
- Emissão de boletos bancários;
- Entre outros.
Todos esses fatores impactam no fluxo de caixa da clínica, que deve sempre estar em conformidade com a gestão financeira. Portanto, invista em uma tecnologia que apresenta a integração entre os setores, pois somente assim seu financeiro clínico será saudável e automatizado.
Conte com um software médico com faturamento e financeiro integrados!
Como você viu até aqui, a gestão do faturamento e auditoria de contas hospitalares de forma digital precisa ser integrada. É com este suporte que seus problemas com informações distintas, relatórios incompletos e falhas de pagamentos irão acabar.
Neste sentido, o Feegow Clinic é a solução mais completa para a sua gestão! Com ele, o seu financeiro e faturamento estarão integrados. Isso significa contar com:
- Geração de repasses simples e de alta complexidade;
- Extrato de contas e posições;
- Rateio de custos;
- Fluxo de caixa, relatórios de resultados e previsões financeiras;
- Gerenciador de orçamentos e contratos;
- Recebimentos de convênios e fechamento de caixa;
- Plano de contas e centro de custo;
- Recibos integrados com d-med;
- Administração de lotes;
- Modelo sempre atualizado da TISS mais recente da ANS;
- E muito mais.
Fonte: feegowclinic.com.br
Foto: freepik