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Você sabia que pode estar perdendo pacientes por não ter uma variedade de meios de pagamento?
É comum as pessoas optarem por empresas que ofereçam praticidade de todas as maneiras, independente do tipo de serviço. Basta pensar na sua própria experiência enquanto consumidor.
Imagine jantar em um restaurante que só aceita dinheiro em espécie como pagamento ou então comprar em uma loja de eletrodomésticos que não parcela valores altos no cartão de crédito.
Com a popularidade do Pix e de outras formas de pagamento mais simples, fica até complicado se imaginar em situações como essas. Na área da saúde, essa realidade não é diferente.
No entanto, não é da noite para o dia que você vai implantar novos meios de pagamento na sua clínica. É preciso analisar cada um e optar por aqueles que vão facilitar a gestão financeira do consultório.
Continue a leitura! Neste conteúdo, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
Por que ter um meio de pagamento diversificado?
Ter um meio de pagamento diversificado oferece vantagens como:
- Fidelização de pacientes: ao oferecer experiência positiva na sua clínica, eles tendem a retornar;
- Diminuição de inadimplência: você evita que as pessoas não paguem a consulta, já que estará assegurado por diversas opções de pagamentos;
- Maior segurança: os pacientes não precisam andar com dinheiro na carteira e a clínica corre menos risco de cair em golpes ou ser assaltada;
- Melhora na gestão financeira da clínica: unificar os meios de pagamento com uma boa ferramenta torna a sua administração mais efetiva, já que você terá todas as entradas documentadas.
Ao passo que a sua clínica não se atualiza para os novos formatos de pagamento, o risco de perder pacientes para outros consultórios é bastante alto.
Afinal, a tecnologia já se faz presente na medicina em vários contextos. Um exemplo são os equipamentos modernos para realização de exames e a própria telemedicina, que facilitou o acesso à saúde por meio da internet.
Mas e como os novos meios de pagamento se relacionam com isso?
Ninguém mais quer ir a um caixa eletrônico, sacar dinheiro e pagar por um serviço. Isso porque, com o cartão de crédito, é possível realizar o pagamento, de maneira rápida e segura. Ou então, pelo próprio celular via Pix ou por aproximação da carteira eletrônica.
Quais são os meios de pagamento existentes?
Cada público é único e um meio de pagamento interessante para seu consultório pode não ser tão bom para outro. Confira os principais e escolha os melhores para sua clínica.
Cartão de débito e crédito
Os cartões de crédito e débito são práticos para clínica e para os pacientes. Sem contar que você pode oferecer a opção de parcelamento para algum procedimento e ter certeza que o dinheiro cairá na conta, ao contrário dos carnês.
Afinal, mesmo se o cliente não pagar a fatura do cartão, o banco assegura que o estabelecimento receba o seu pagamento.
Boleto
O boleto também é um meio de pagamento simples e pode ser gerado na hora do agendamento. Assim, o paciente tem um prazo de vencimento para pagar.
Porém, o boleto possui alguns pontos de atenção. Como o pagamento não cai na hora, é preciso ter um controle eficiente dos recebimentos, a fim de manter a gestão financeira em dia.
Pagamentos online
Os pagamentos online são outra forma prática de receber. Afinal, você pode enviar os links via SMS, Whatsapp ou até E-mail. Os pacientes, então, realizam o pagamento à distância e o dinheiro cai no mesmo momento.
Pix
O pix também é muito prático e o pagamento pode ser realizado via código “copia e cola” ou QR code. Assim como os links de pagamento, basta enviar ao paciente e pronto: em poucos segundos, o dinheiro estará na conta da empresa.
No entanto, caso você não tenha um software médico que faça a gestão financeira da clínica para confirmar o recebimento, é preciso ter atenção aos comprovantes enviados. Isso porque, infelizmente, algum cliente pode usar de má-fé e adulterar o recibo.
Fonte: https://feegowclinic.com.br/
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