maio
Ser um médico empreendedor é ter a certeza de que a sua rotina ficará mais intensa e você precisará adquirir conhecimentos sobre gestão. Isso porque, nas faculdades e universidades de medicina, o empreendedorismo na saúde não é muito explorado.
Por outro lado, é uma grande chance de expandir os ganhos e, o melhor de tudo: colocar em prática uma ideia inovadora, capaz de resolver problemas antigos a partir de novas soluções.
Empreendedor na saúde exige conhecimentos administrativos que vão além da gestão de clínica médica. Porém, você não precisa se graduar em administração para tocar um negócio, seja ele um consultório médico ou uma healthtech.
Como se tornar um médico empreendedor?
Diferente do que muitos pensam, empreender no ramo da saúde vai muito além de abrir uma clínica médica, embora esse seja um dos caminhos mais comuns.
Seja qual for a sua ideia, tenha em mente que sim, será necessário entender sobre gestão, como mencionamos. Porém, também é indispensável adquirir conhecimentos a respeito do negócio em seu público.
Separamos as principais frentes de empreendedorismo na saúde que o médico empreendedor pode atuar. Confira!
Trabalhar com pesquisa e inovação
Empreender é resolver desafios do dia a dia e que impactam a vida de muitas pessoas. Uma forma de encontrar tais soluções é apostando na pesquisa e inovação.
Assim, o médico empreendedor também pode atuar como pesquisador, em parceria com instituições públicas ou privadas que fomentem a inovação. Para isso, é importante contar com uma equipe multidisciplinar composta por outros profissionais afins com o projeto.
Investir em uma healthtech
Healthtechs são empresas de tecnologia voltadas para o desenvolvimento de produtos para a área da saúde. Este é outro caminho que o médico empreendedor, com uma ideia inovadora, pode apostar.
Nessas empresas, os médicos trabalham ao lado dos desenvolvedores de software e gestores de projetos. O objetivo é solucionar um problema por meio da tecnologia.
Abrir uma clínica ou consultório
Por fim, como falamos, abrir uma clínica é um dos caminhos mais seguidos quando o assunto é empreendedorismo na saúde. E, justamente por conta disso, o médico empreendedor precisa inovar para se destacar no mercado.
Só para você ter uma ideia, em 2022, de acordo com dados do Sebrae Paraná, foram abertas 42.717 clínicas no país. Acontece que, nem todos os médicos que decidem apostar no empreendedorismo na saúde, possuem conhecimentos sobre gestão.
Ao estudar sobre isso, você adquire um diferencial competitivo frente à concorrência. Continue a leitura para entender mais sobre o papel da administração na saúde.
Qual o papel da administração no empreendedorismo em saúde?
Para se tornar médico, você precisou estudar bastante. Foram longos anos se dedicando, desde o ensino médio até a residência. E, somente após muito esforço, foi possível atuar finalmente como tanto sonhou.
Acontece que, independente da sua especialidade, para atuar como médico empreendedor, é indispensável entender os conceitos básicos de gestão financeira, processos, pessoas, análise de dados e até marketing médico.
“Mas eu pretendo contratar estes profissionais para me auxiliar.”
Por mais que você não pense em trabalhar diretamente no operacional da gestão, entender sobre administração dará a segurança necessária para analisar a atuação de todos os profissionais contratados.
Quer um exemplo?
Considere um pediatra, com muitos anos de atuação, que deseja abrir uma clínica com várias outras especialidades relacionadas à pediatria. É preciso acompanhar a seleção dos profissionais, ter uma visão geral do caixa, escolher a agência de marketing que cuidará da divulgação da empresa, etc.
Se esse médico não entender sobre gestão, o risco de desperdiçar recursos com tomadas de decisão não muito assertivas é bastante alto. No entanto, se este profissional detém conhecimentos administrativos básicos, terá como escolher desde uma boa consultoria em Recursos Humanos para ajudar no processo seletivo até definir quanto precisa faturar por hora para pagar os custos com a abertura do consultório.
De uma forma simplificada, a administração é uma ferramenta que auxilia o médico empreendedor a fazer escolhas estratégicas e, assim, alcançar o sucesso do negócio a longo prazo.
Como ampliar seus conhecimentos administrativos?
Você não precisa fazer uma faculdade para ampliar seus conhecimentos administrativos. Hoje, existem vários formatos de conteúdo nos quais é possível extrair ensinamentos básicos, porém cruciais para o sucesso da sua empresa da saúde.
Pensando nisso, separamos alguns materiais que podem ajudar você a entender um pouco mais sobre administração. Agora, se quiser ir mais além, uma saída é optar por cursos rápidos de extensão, focados em temas específicos da área da saúde.
Livros
- Planejamento e gestão em saúde: conceitos, história e propostas. Autores: Elizabeth Artmann e Francisco Javier Uribe Rivera;
- Se Disney Administrasse Seu Hospital: 9 1/2 Coisas que Você Mudaria. Autor: Fred Lee;
- Desafios da Gestão Estratégica em Serviços de Saúde. Caminhos e Perspectivas. Autores: Luciana Faluba e Carlos Alberto;
- Marketing estratégico para a área da saúde. Autor: Philip Kotler;
- Gestão Hospitalar: o papel do médico gestor. Autor: Eduardo D’Aguiar.
Podcasts
- Café e Gestão em Saúde, Gabrielle Seifert: aborda ideias para aplicar em um negócio de saúde. Organização, planejamento e produtividade são os temas mais abordados;
- PodCast Consultório-Empresa: apresentado por Plínio Tomaz, um dos maiores nomes da América Latina quando o assunto é gestão em saúde;
- FGV SaúdeCast: primeiro podcast de saúde do Brasil, que fala sobre temas variados e o foco é gestão.
Canais no Youtube
- Canal APAH – Gestão em Saúde: canal produzido pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), que traz conteúdos sobre excelência em gestão em saúde;
- GesSaúde: apresentado por Roberto Gordilho, traz assuntos relacionados a processos, tecnologia na gestão da saúde e pessoas;
- Exponential Medicine: criado pelo Dr. Daniel Kraft, este canal aborda, além de palestras de profissionais a nível mundial, as principais tecnologias que estão sendo desenvolvidas na área da saúde.
Filmes
- Patch Adams – O Amor é Contagioso: mostra como processos bem definidos aumentam a satisfação do paciente. Disponível na Netflix;
- Mãos Talentosas – A História de Ben Carson: aponta que o gestor precisa ficar atento a comportamentos preconceituosos para manter relações harmônicas no ambiente do trabalho;
- A Grande Virada: mostra como executivos dão a volta por cima após perderem tudo que construíram;
- Jobs: conta a vida de Steve Jobs e sua busca por inovação;
- Fome de Poder: fala sobre toda a história do MC Donalds.
Invista em tecnologia de gestão de clínica médica
Outro diferencial competitivo de um médico empreendedor é ter a tecnologia como maior aliada. Ou seja, abandonar o papel para gerenciar a sua empresa da saúde, seja qual for a especialidade.
Na prática, isso significa investir em um bom sistema de gestão, capaz de eliminar por completo atividades manuais que levam tempo, estão propensas a erros e podem impactar negativamente na qualidade do serviço oferecido ao paciente.
Conferência manual de comprovantes financeiros, pagamento dos funcionários feitos um a um, prontuário e agendamento no papel são alguns exemplos de tarefas que a tecnologia pode absorver. Outra vantagem é, além da redução das falhas, a diminuição dos custos com equipe.
Afinal, com um software médico, não é necessário ter tantos colaboradores numa mesma função e que, na maioria das vezes, não agrega valor ao negócio como um todo, como a conferência do caixa.
Com um sistema, os funcionários podem ser realocados em outras atividades mais estratégicas, como medir e analisar a experiência e o nível de satisfação dos pacientes. Nesse sentido, por menor que ainda seja a sua empresa da saúde, se você pensa em expandir o negócio, foque em uma administração eficiente e moderna desde cedo.
No início, o caderno até pode funcionar. Mas, com o passar do tempo, as demandas vão aumentar. Não ter um suporte tecnológico neste processo impacta diretamente no valor percebido pelo paciente, que pode nunca voltar a sua clínica caso passe pelo constrangimento de ter a consulta cancelada porque a recepcionista marcou duas no mesmo horário, por exemplo.
Por fim, a tecnologia, aliada aos conhecimentos administrativos, é chave do sucesso para qualquer médico empreendedor.
Fonte: https://feegowclinic.com.br/
Foto: Freepik