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Quem tem um consultório funcionando, sabe: nem sempre é fácil manter a situação financeira em dia. Tempos de poucos recursos, entretanto, podem trazer importantes aprendizados para a gestão do negócio.
Confira as dicas dos professores de gestão financeira da IBE-FGV, Claudio Tosta, e da Trevisan Escola de Negócios, Renato Santos, para que você administre bem a sua clínica ou consultório em momentos de turbulência e dê bons passos para retomar o crescimento.
1) Comece analisando a situação financeira
O ideal é que todo negócio tenha planejamento e controle financeiro estruturados desde o início. Se isso ainda não está implementado no seu dia a dia, é preciso, primeiramente, colocar a vida financeira em dia.
Tosta, indica que, antes de fazer um plano de ação para retomar o crescimento, o profissional invista na elaboração de um estudo de viabilidade econômica e financeira, para entender, com propriedade, a aplicabilidade e potencial do seu negócio. “É importante que isso seja feito considerando um cenário normal, um otimista e outro pessimista, para ter uma visão completa e poder tomar as melhores decisões”, explica.
Alguns pontos a serem considerados são, por exemplo, os demonstrativos de resultado, fluxo de caixa, capital de giro e o tempo necessário para que seus investimentos deem retorno. Tosta indica, ainda, que essa análise seja feita com a ajuda de um profissional da área.
Só com esses dados em mãos será possível identificar as causas do problema, criar uma estratégia embasada e com maiores chances de sucesso. “A partir desse diagnóstico, será possível decidir o que fazer: dividir o consultório com outro profissional, reduzir despesas, etc.”, afirma o especialista.
2) Reduza despesas
Para fazer uma boa gestão com poucos recursos, é preciso olhar com ainda mais cuidado para os gastos. “O aspecto mais importante é cortar o desperdício: rever contratos de prestação de serviço de telefonia, o valor do plano de internet, analisar as cestas de tarifas bancárias, compartilhar compras com concorrentes, trocar de fornecedor, etc.”, afirma Santos. Os custos fixos devem estar na mira: a renegociação do preço de um aluguel, por exemplo, pode ser útil nesse momento. O profissional chama atenção, entretanto, para a necessidade de esses cortes serem feitos com precisão, para que o atendimento não perca em qualidade.
3) Renegocie dívidas
Se o estabelecimento estiver com dívidas, Santos indica que essa é a hora de pensar também em renegociá-las, substituindo-as por outras linhas de crédito, com taxas de juros mais baixas.
4) Planeje seus investimentos
Em períodos de recursos escassos pode ser difícil encontrar o equilíbrio entre a necessidade de cortar gastos e o desejo de investir para ver o negócio retomar o crescimento. Por isso, é fundamental estudar e planejar cada passo. “Todas as decisões devem ser tomadas com base no planejamento estratégico”, lembra Tosta. Estudos demográficos, de público-alvo e de viabilidade econômica são essenciais antes de decidir onde (e se) investir.
5) Tome crédito com cautela
Da mesma maneira, antes de optar pela tomada de crédito, é extremamente importante avaliar quais são as suas opções. “Para isso, é necessário realizar um planejamento baseado em metas realistas e analisar a capacidade de pagamento do empréstimo”, explica Santos. Empréstimos que não prejudiquem o seu negócio precisam ser pontuais e ter um objetivo específico. Portanto, estude o que deseja fazer, qual é e em quanto tempo espera ter retorno com o empréstimo.
6) Aprenda com a experiência
Momentos de dificuldade podem trazer importantes lições financeiras ao seu negócio. Se até o momento você fez uma gestão financeira pouco profissionalizada do consultório, misturou despesas pessoais às do negócio, não definiu pró-labore dos sócios ou se esqueceu de manter o fluxo de caixa em dia, é importante deixar esses hábitos para trás de uma vez por todas. “Aprender que parte do lucro precisa ser reinvestido para momentos de turbulência, entender a importância de manter os custos controlados e fazer um planejamento antes de investir são importantes aprendizados que os profissionais podem tirar desses momentos”, defende Santos.
Fonte: https://conexao.segurosunimed.com.br/
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