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Implantar uma gestão de processos eficiente, que beneficia e mantém a qualidade do atendimento oferecido, assegurando um padrão baseado na excelência: é sob esta ótica que deve ser entendida a Acreditação Hospitalar, uma verdadeira certificação “cinco-estrelas” para estabelecimentos de saúde e que ano a ano ganha mais importância no Brasil. Para um futuro não muito distante, espera-se ainda que ela deixe de ser uma opção para se tornar obrigatória, contribuindo de forma direta para melhorias.
“Os processos de certificação são inevitáveis. Cedo ou tarde as instituições terão de adotar algum modelo de primazia de serviços. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por exemplo, tem focado incentivos e atenção nesta área, buscando levar garantia de qualidade assistencial aos beneficiários dos planos de saúde. Além disso, o prestador que pensa de forma empresarial, visando à sustentabilidade e perenidade de sua companhia, inevitavelmente deve incluir esta estratégia no planejamento. Quem não aderir terá dificuldades para se manter no mercado”, destaca Eduardo Regonha, diretor executivo da XHL, consultoria que oferece soluções personalizadas para entidades de todos os portes, tais como serviços de gestão financeira, controladoria, raio-X organizacional, gestão de faturamento e projetos de viabilidade econômico-financeira.
Para ele a acreditação já é uma necessidade. “Com o apoio da Internet, usuários de planos de saúde estão buscando instituições acreditadas para seu atendimento em detrimento das demais. Investimentos no setor propiciam a manutenção dos clientes atuais e principalmente o aumento da procura”.
Claudia Araújo, coordenadora do curso de Gestão em Saúde do Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead-UFRJ), lembra ainda que as entidades têm enfrentado uma pressão cada vez maior para reduzir custos, melhorar os serviços e aumentar a segurança para o paciente. “Neste sentido a acreditação tem sido vista pelos gestores como um dos meios de se alcançar resultados. De acordo com pesquisa desenvolvida em 2010 junto a 101 hospitais brasileiros pelo Centro de Estudos em Gestão de Serviços de Saúde do Coppead, há quatro grandes motivadores para a busca pela certificação: melhoria dos processos; reconhecimento (imagem da empresa); avaliação mais objetiva da qualidade oferecida e competitividade”. Na visão da coordenadora, a acreditação gera uma padronização benéfica dos processos, tornando-os mais ágeis, reduzindo o retrabalho e os custos das operações como um todo. “Outros estudos mostram que o processo leva a uma mudança cultural, passando a estimular a ideia de um estabelecimento com padrões, ciclos de melhoria contínua e uso de indicadores, o que, por sua vez, minimiza os erros, os quais são uma das maiores preocupações das instituições atualmente. A acreditação representa sim um ‘selo’ de qualidade, favorecendo o reconhecimento do hospital junto à sociedade. É uma forma de ‘tangibilizar’ a excelência dos serviços prestados e avaliar objetivamente a qualidade do estabelecimento diante de seus pares. E como esta avaliação é feita de forma externa, há maior credibilidade”.
Araújo também vê as certificações como ferramentas competitivas e de marketing, capazes de atrair profissionais renomados e mais clientes, além de melhorar o relacionamento com os planos de saúde.
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