
fev
Hospital Regional de caráter filantrópico que atende toda a população do sudeste de Minas Gerais, a Santa Casa de Misericórdia de Passos iniciou uma parceria com a XHL Consultoria, empresa voltada para a prestação de serviços para o mercado de saúde. A proposta é a implantação de um projeto que visa aprimorar a estrutura de gestão de custos da unidade. Como resultado, houve uma redução de custos de 26,93% no setor de urgência e emergência, com a implantação de novos controles e a intensificação do modelo de gestão no ano passado
Na primeira fase da implantação do projeto, a XHL Consultoria reestruturou todo o modelo de gestão de custos através do processo de coleta de informações. Em seguida, iniciou o processo de transferência de know-how para os gestores da instituição, através da realização de palestras e treinamentos para demonstrações das informações gerenciais. Na segunda fase, houve uma adequação do módulo de custos do sistema de gestão hospitalar e implantação do desenvolvimento de relatórios e geração das informações gerenciais.
Acrescido a isso, houve um levantamentos dos custos dos serviços por diárias, consultas, exames, hora cirúrgica, tratamentos de diagnósticos e de terapias. O projeto também abrangeu custos individualizados em relação à ocupação dos leitos das unidades de internação e à ocupação das salas de centro cirúrgico. Em seguida, foi criada uma ferramenta de apuração dos custos por procedimentos, por médico, por patologia, operadora e paciente.
Como resultado, a Santa Casa de Passos conseguiu otimizar a qualidade das informações gerenciais na gestão de custos. De acordo com Robson Luis Santos, consultor da XHL Consultoria, o projeto foi um grande desafio devido às questões envolvidas como regionalidade, desenvolvimento de sistema e mobilização dos gestores em uma entidade de grande porte.